Notícias, dicas e informações


Como se prevenir de pragas e doenças nas plantas



As pragas são, em sua maioria, insetos que comem ou sugam as folhas das plantas. Além de deixar a plantinha “machucada”, eles podem absorver nutrientes importantíssimos para a sobrevivência da sua planta. Entre os principais temos: pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas, percevejos e moscas brancas.

Elas aparecem sem aviso e sem pedir licença. Por isso, é importante prestar atenção aos detalhes e tomar medidas que previnam o aparecimento e a disseminação de pragas. Quer saber como? Segue o fio!




1- Atenção


O primeiro passo é se atentar às mudanças que ocorrem no seu jardim ou planta. Vistorias e manutenções frequentes são fundamentais no controle e prevenção de pragas. 

É muito importante também identificar pragas o mais cedo possível, para que haja menos danos às plantas. A identificação também faz parte do processo de prevenção, uma vez que você precisa separar e isolar a planta doente das outras antes que a praga se alastre. 



2- Cuidados

Pragas tendem a atacar plantas já debilitadas, com falta de nutrientes ou de umidade. Um solo mal cuidado e que não atenda as necessidades da sua planta aumenta as chances das temidas pragas.

Por isso, pesquise ou fale com um especialista e confira quais são os melhores tratamentos para a sua planta. Não só a quantidade de água e sol, mas também os melhores adubos e métodos indicados são importantes para se atentar.

Vale também a dica de limpar os vasos e até mesmo utilizar a cobertura morta (capim, folhas secas, lascas de árvore, …) naquelas que precisam de mais umidade. Essa cobertura ajuda a planta a não transpirar tanto.


3- Não elimine seus aliados!

Alguns insetos não devem ser eliminados! Nem todos são pragas e alguns podem até te ajudar a manter esses horrores longe. Joaninhas, por exemplo, contêm pragas, enquanto minhocas e abelhas ajudam a deixá-la saudável e mais forte para combater doenças.

Além disso, existem também plantas que espantam os indesejados. Citronela é um dos mais famosos repelentes naturais, até nós a utilizamos muitas vezes. Também temos soluções com camomila, alho, hortelã e muito mais! As opções são muitas.


4- Hora da rega

Por último, mas não menos importante: a hora da rega. Priorize regar de manhã. Assim, a planta tem o resto do dia para absorver caso haja algum excesso e dá tempo do solo secar, visto que durante o dia temos sol e ela transpira mais. De noite, esse processo fica mais complicado e pode atrair insetos e fungos indesejados.

É importante também evitar regar as folhas, que podem ficar mais expostas a fungos caso fiquem molhadas. Existem algumas espécies que requerem que suas folhas sejam regadas, por isso é importante saber as necessidades da sua planta. A maioria, entretanto, não deve ter suas folhas molhadas.


Escrito por: Vívian Móz Lavalle